30 março 2009

" DESCOBRIR PORTUGAL "



OLÁ A TODOS
A HISTÓRIA ANIMADA/DESENHADA " DESCOBRIR PORTUGAL" EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA (LGP) PARA CRIANÇAS SURDAS, CRIADA,ESCRITA,ILUSTRADA,DESENHADA E REALIZADA PELO PROF. FRANCISCO GOULÃO (SURDO/DEAF) - PORTUGAL
VISITAR/CLIQUE AQUI:
ABRAÇOS A TODOS
FRANCISCO GOULÃO
(SURDO E PROFESSOR DE SURDOS)

TELEVISÕES GENERALISTAS COM NOVAS REGRAS DESTINADAS A DEFICIENTES AUDITIVOS E VISUAIS

PÚBLICO
PORTUGAL

TELEVISÕES GENERALISTAS COM NOVAS REGRAS DESTINADAS A DEFICIENTES AUDITIVOS E VISUAIS

30/3/2009
INÊS SEQUEIRA

PROJECTO EM CONSULTA PÚBLICA AUMENTA PARÂMETROS DA EXIGÊNCIA NO ACESSO AOS CONTEÚDOS TELEVISIVOS EM PORTUGAL,A PARTIR DE JULHO DESTE ANO.

As televisões em Portugal vão ter de aumentar em várias horas semanais os mecanismos que facilitam o acesso à programação por deficientes visuais e auditivos, já a partir de Julho deste ano, de acordo com um novo projecto da deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que vai entrar em consulta pública. As estimativas da ERC apontam para um "núcleo duro" de 300 mil portugueses com deficiências mais profundas, sem contar com os espectadores mais idosos que sentem também dificuldades ao ver e ouvir televisão. Em conjunto, estes serão o público alvo do novo documento, indicou ao PÚBLICO Rui Assis Ferreira, membro do conselho regulador da entidade supervisora dos media.
Em causa está um plano que se estende até ao fim de 2012, dividido em duas fases, que aumenta os mínimos de horas de emissão que devem ser acompanhados de legendagem especial (através do teletexto, por exemplo) e introduz a áudio-descrição, entre outras novas regras.

Uma hora semanal
Assim, entre o próximo mês de Julho e o final de 2010, o projecto define que os canais generalistas privados (SIC e TVI) vão emitir uma hora semanal de programas de ficção ou documentários com áudio-descrição - uma ferramenta em que as imagens que surgem no ecrã são oralmente descritas, útil para cegos e amblíopes.
O mesmo género de programas, num mínimo de oito horas por semana, terão de ser emitidos "com legendagem destinada especificamente a pessoas com deficiência auditiva". Este novo mínimo acrescenta três horas às regras actuais, baseadas num protocolo acordado entre os operadores televisivos em 2003 e revisto em 2005.
A linguagem gestual passa também a ser obrigatória três horas semanais na grelha de natureza informativa, educativa, recreativa, cultural ou religiosa - mais meia hora por semana do que actualmente. Terá também de incluir, de acordo com o novo projecto de deliberação, a "interpretação integral" de um dos noticiários da noite, "com periodicidade semanal".
Outra novidade, face ao actual protocolo, será a aplicação específica de regras à SIC Notícias, RTP N e TVI 24, uma vez que são canais "temáticos informativos de acesso não condicionado com assinatura": pelo menos estes vão ter de garantir, entre as 19h00 e as 24h00, duas horas por semana de programas informativos acompanhados de linguagem gestual, incluindo "a interpretação integral de um dos serviços noticiosos", indica a ERC.

RTP antecipa
O projecto em consulta pública obriga também a transmitir as mensagem do Presidente da República, do presidente da Assembleia da República ou do primeiro-ministro, tal como comunicações dos serviços de protecção civil, com legendagem especial ou língua gestual.
Quanto à RTP, como canal de serviço público, vai ter de antecipar "em pelo menos um ano as condições definidas" para os canais privados, no que respeita à segunda fase do calendário. Isto significa que já a partir de Julho próximo, com antecedência de um ano e meio, a televisão do Estado deverá duplicar os novos valores semanais aplicados aos privados, que só têm de o fazer a partir de 2011, explicou Rui Assis Ferreira.
O novo projecto de deliberação da ERC "destina-se a dar resposta à Lei da Televisão (aprovada em 2007)", de acordo com o mesmo responsável, seguindo-se agora a consulta pública.

29 março 2009

" DESCOBRIR PORTUGAL "



OLÁ A TODOS
A HISTÓRIA ANIMADA/DESENHADA " DESCOBRIR PORTUGAL" EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA (LGP) PARA CRIANÇAS SURDAS, CRIADA,ESCRITA,ILUSTRADA,DESENHADA E REALIZADA PELO PROF. FRANCISCO GOULÃO (SURDO/DEAF) - PORTUGAL
VISITAR/CLIQUE AQUI:
ABRAÇOS A TODOS
FRANCISCO GOULÃO
(SURDO E PROFESSOR DE SURDOS)

28 março 2009

58 ANOS - 28 MARÇO 1951


22 março 2009

" DESCOBRIR PORTUGAL "



OLÁ A TODOS
A HISTÓRIA ANIMADA/DESENHADA " DESCOBRIR PORTUGAL" EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA (LGP) PARA CRIANÇAS SURDAS, CRIADA,ESCRITA,ILUSTRADA,DESENHADA E REALIZADA PELO PROF. FRANCISCO GOULÃO (SURDO/DEAF) - PORTUGAL
VISITAR/CLIQUE AQUI:
ABRAÇOS A TODOS
FRANCISCO GOULÃO
(SURDO E PROFESSOR DE SURDOS)

MADEIRA - LÍNGUA GESTUAL SEM INTÉRPRETES

DIÁRIO DE NOTÍCIAS
MADEIRA
18/3/2009

MADEIRA - LÍNGUA GESTUAL SEM INTÉRPRETES


Questões burocráticas e de índole legislativa impedem que haja na Região intérpretes de língua gestual portuguesa. Uma lacuna diagnosticada na TSF pelo presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos, entidade que, em conjunto com o Serviço Técnico de Educação para a Deficiência Auditiva, realiza a partir de hoje um ciclo de conferências sobre a língua gestual e a comunidade.

Alberto Nunes lamenta os impedimentos impostos pelo Tribunal de Contas e admite a necessidade de haver legislação regional para que seja fácil justificar os custos relacionados com o desempenho e carreira dos profissionais que têm como missão aproximar a comunidade em geral da comunidade surda.

O presidente da Associação Portuguesa de Surdos, João Ferreira, que é o conferencista principal do evento que decorre até sábado em várias escolas da Região, garantiu empenhar-se na procura da solução para este problema.

A intérprete de língua gestual que o acompanha veio do continente. Ana Fernandes também espera ver colmatadas as lacunas a curto prazo tendo em conta a procura nas universidades portuguesas pelo curso de tradução e interpretação de língua gestual.

Mas há mais: a falta de formadores na área da língua gestual, como referiu a Directora Técnica do Serviço de Educação, Vanda Oliveira, mau grado a Região ter dado passos significativos ao nível do ensino, nomeadamente com a criação das escolas de referência

Ricardo Miguel Oliveira

18 março 2009

" DESCOBRIR PORTUGAL "



OLÁ A TODOS
A HISTÓRIA ANIMADA/DESENHADA " DESCOBRIR PORTUGAL" EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA (LGP) PARA CRIANÇAS SURDAS, CRIADA,ESCRITA,ILUSTRADA,DESENHADA E REALIZADA PELO PROF. FRANCISCO GOULÃO (SURDO/DEAF) - PORTUGAL
VISITAR/CLIQUE AQUI:
ABRAÇOS A TODOS
FRANCISCO GOULÃO
(SURDO E PROFESSOR DE SURDOS)

FALTA DE INTÉRPRETES E INSENSIBILIDADE DE OUVINTES DIFICULTAM ACESSO A SERVIÇOS PÚBLICOS !

Lisboa, 18 Out (Lusa) - Carlos não foi visto pelo médico, José desistiu de uma consulta no centro de saúde - ambos são surdos num País onde as queixas de falta de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e de sensibilidade dos ouvintes continuam a revelar os entraves no acesso dos deficientes auditivos a serviços essenciais.

Surdo desde os 8 anos, Carlos Graça tinha consulta marcada num hospital em Lisboa mas o médico "recusou-se" a examiná-lo porque não ia acompanhado por um intérprete.

"Não é fácil arranjar", frisa o reformado, de 65 anos, que consegue expressar-se oralmente mas não ouve, acrescentando que marcou uma nova consulta para 13 de Novembro e que ao pedido de uma intérprete foi dada resposta negativa.
A ausência também de tradutora, em cima da hora, levou José Nascimento, de 62 anos e surdo profundo desde os 2, a desistir de uma consulta no centro de saúde.

"Estive à espera da intérprete mas não apareceu. Fui-me embora porque estava consciente de que a comunicação [com o médico] não era possível", afirma, em declarações à Agência Lusa traduzidas pela intérprete Ana Fernandes, da Associação Portuguesa de Surdos, que apenas tem duas tradutoras para mais de 700 associados.
Os casos relatados na primeira pessoa inicidem na Saúde, área para a qual, ao contrário da Justiça, não há, e nem estão previstos, a curto prazo, acordos com o Estado que garantam o serviço de intérpretes nas deslocações a hospitais ou centros de saúde, conforme confirmou à Lusa a Direcção-Geral de Saúde.
Contudo, a Associação Portuguesa de Surdos, com sede em Lisboa, e a Associação de Surdos do Porto apontam outros casos de "apuros": quando o surdo, sozinho, pretende, por exemplo, abrir uma conta bancária ou pedir o subsídio de desemprego e a pensão social e não consegue porque não é compreeendido.

"E é muita rara a situação em que uma empresa pede um intérprete para apoiar um surdo em formação profissional ou adaptação no emprego", adianta Ana Baltazar, intérprete da Associação de Surdos do Porto, lamentando a "falta de vontade" do Estado "em colocar" profissionais como ela nos serviços de atendimento público.
Em Portugal, segundo os dados mais recentes disponíveis, que se reportam ao Censos de 2001, há 84.172 deficientes auditivos.
Não se sabe ao certo quantos intérpretes de Língua Gestual Portuguesa estão no activo. O seu registo estatístico não existe. Mas Estado e surdos são os primeiros a admitirem que são poucos para cobrir necessidades básicas como uma ida ao médico, ao centro de emprego ou segurança social, cuja obrigatoriedade do acompanhamento de um tradutor não está definida por lei, ao contrário do ensino.
A formação escolar de intérpretes também é recente.
Desde 1997, data de abertura em Portugal do primeiro curso superior de intérprete de Língua Gestual Portuguesa, foram formados 156 tradutores nas escolas superiores de Educação de Setúbal, Porto e Coimbra, as únicas no País com formação do género.
A maioria dos diplomados, de acordo com dados fornecidos à Lusa pelas três instituições, está a desempenhar funções nas escolas básicas e secundárias da rede pública de ensino.
Da Associação Portuguesa de Surdos e da Associação de Surdos do Porto, que chegaram a ministrar cursos de formação profissional de tradutores de Língua Gestual Portuguesa antes de ser obrigatória a formação superior para o exercício da profissão, reconhecida apenas em 1999, saíram cerca de 50 intérpretes.
Em Lisboa, alguns foram enquadrados no ensino, uns desistiram da profissão e os outros a associação "perdeu-lhes o rasto".
No Porto, 80 por cento dos formandos repartiram-se pelo ensino, formação profissional, tribunais e apoio à comunidade, nomeadamente no acompanhamento a uma consulta médica, a uma deslocação ao centro da segurança social ou nos exames de Código da Estrada.

"Agora há mais intérpretes mas não são suficientes", sustenta o presidente da Associação Portuguesa de Surdos, João Alberto Ferreira, também ele surdo, enaltecendo, apesar das carências destes profissionais no acompanhamento diário de deficientes auditivos, o aparecimento de cursos superiores de tradução depois de a Língua Gestual Portuguesa ter sido reconhecida constitucionalmente, o que sucedeu somente em 1997.
O primeiro curso superior de tradutores-intérpretes surgiu em Setúbal, precisamente nesse ano, seguindo-se no Porto, em 2001, e em Coimbra, em 2005.

"Não é de repente que se formam tradutores e os poucos que há são absorvidos pelo sistema educativo" básico e secundário, considerado "prioritário", advoga Luísa Portugal, presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, que tutela o sector da deficiência, recordando que, muitas vezes, o trabalho de intérprete era feito sobretudo pelos familiares de surdos.
Pré-reformado, José Nascimento esteve emigrado durante 32 anos nos Estados Unidos, onde, conta, um surdo consegue um intérprete com "dois ou três dias de antecedência", esclarecer dúvidas ou solicitar informações, contactando uma central de atendimento com videotelefone, que está ligada em rede, durante 24 horas, a diversos serviços públicos, como hospitais, transportes, centros de saúde, emprego e segurança social.

"O serviço de intérprete é obrigatório e pago pelo Estado", garante este surdo profundo.
Em Portugal, em contrapartida, salvo os trabalhos de tradução em tribunais, notários, conservatórias ou a pedido de estudantes universitários, que o Estado paga na totalidade ou, no último caso, comparticipa através de uma bolsa da Acção Social, as despesas com um intérprete de Língua Gestual Portuguesa são suportadas pelas associações de surdos ou pelos próprios surdos, que apontam ainda o dedo aos ouvintes pela "falta de sensibilidade".

"As pessoas [ouvintes] não têm paciência, podiam esforçar-se um bocadinho através da mímica, nem dão a oportunidade de [os surdos] escreverem, dizem que `não percebem, não percebem` e pronto...", queixa-se o presidente da Associação Portuguesa de Surdos, João Alberto Ferreira.
Mas há excepções: os cursos de Língua Gestual da associação, diz, "são cada vez mais procurados" por professores, familiares de surdos, polícias, advogados e psicólogos.

12 março 2009

" DESCOBRIR PORTUGAL "



OLÁ A TODOS
A HISTÓRIA ANIMADA/DESENHADA " DESCOBRIR PORTUGAL" EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA (LGP) PARA CRIANÇAS SURDAS, CRIADA,ESCRITA,ILUSTRADA,DESENHADA E REALIZADA PELO PROF. FRANCISCO GOULÃO (SURDO/DEAF) - PORTUGAL
VISITAR/CLIQUE AQUI:
ABRAÇOS A TODOS
FRANCISCO GOULÃO
(SURDO E PROFESSOR DE SURDOS)

LEI nº 3/2008 ???

"PÚBLICO"
6/03/2009


Pais querem afastamento da directora da DREN
Natália Faria
a A Federação de Associações de Pais do Porto vai pedir à ministra da Educação que demita a responsável da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Margarida Moreira. "A senhora é nitidamente incompetente, além de surda e muda perante os problemas que lhe são colocados", justificou ao PÚBLICO Manuel Valente, daquela federação.
Acusando Margarida Moreira de ser "mais papista do que o papa" na defesa das políticas do ministério, Valente sustenta que "a única vez" que a directora da DREN aceitou falar com os pais "foi para os ameaçar que podiam ser presos se insistissem em fechar as escolas". Por causa disso, acrescenta Valente - antecipando o teor de uma conferência de imprensa marcada para segunda-feira -, a maioria das 80 escolas do Porto está afundada em problemas. Que vão da insuficiência de funcionários à inexistência de apoio aos alunos com deficiência.
"No seio da própria DREN há um descontentamento grande", acrescentou, precisando que, nas escolas do Porto, há "entre 70 a 80 funcionários a menos". Tão grave quanto isso é, segundo Valente, a inexistência de apoio aos alunos com necessidades especiais. "Na Escola Nicolau Nazoni há 30 alunos surdos sem linguagem gestual", especificou. Do mesmo modo, na Escola Básica do Bom Sucesso, no centro do Porto, "o apoio a sete alunos autistas é assegurado por uma tarefeira, quando devia haver pelo menos uma auxiliar de acção educativa para cada uma das crianças".
A directora da DREN recusou comentar esta posição, argumentando desconhecer os seus fundamentos. À frente da DREN desde que o seu antecessor Lino Ferreira transitou para o executivo portuense, Margarida Moreira tem-se envolvido em controvérsias e chegou a ter o seu lugar ameaçado na sequência do "caso" Charrua, o professor que, em meados de 2007, foi afastado da DREN depois de ter feito uma piada sobre a licenciatura de José Sócrates.

Margarida Moreira preferiu não comentar a posição da federação das associações de pais que pede o seu afastamento

Comentário 86

"NECESSIDADES EDUCATIVAS ASSEGURADAS EM NOVA LEI"

1 Comentário - Mostrar mensagem original

Blogger João disse...

Muito Boa Tarde...

Sou aluno do 1º ano de Educação Fisica e Desporto e no ambito da cadeira de Desporto Adaptado estou a desenvolver um trabalho sobre a defeciência auditiva. Penso que será a pessoa mais indicada para me prestar alguma informação sobre a lesgislação do nosso sistema educativo nesta àrea. Gostaria de saber qual a lesgislação actual bem como as falhas ainda existentes nessa mesma lesgislação.

Subscrevo com elevada estima
João Lopes
jlopes88@gmail.com

07 Março, 2009 15:56

04 março 2009

" DESCOBRIR PORTUGAL "



OLÁ A TODOS
A HISTÓRIA ANIMADA/DESENHADA " DESCOBRIR PORTUGAL" EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA (LGP) PARA CRIANÇAS SURDAS, CRIADA,ESCRITA,ILUSTRADA,DESENHADA E REALIZADA PELO PROF. FRANCISCO GOULÃO (SURDO/DEAF) - PORTUGAL
VISITAR/CLIQUE AQUI:
ABRAÇOS A TODOS
FRANCISCO GOULÃO
(SURDO E PROFESSOR DE SURDOS)

PORTALIS.CO.PT - PARTE 2

É importante que a Lingua Gestual Portuguesa seja divulgada, pois ainda há muitas pessoas que não ‘conhecem’ ou não tem idéia de como seja; e afinal é o meio de comunicação mais objectivo entre os deficientes auditivos. Abaixo deixarei alguns links de autoria do Profª Francisco Goulão que são extremamente úteis à pais, educadores e deficientes auditivos. Para ter acesso clique nos links abaixo: Página Pessoal | Profº Francisco Goulão 2ª Página Pessoal | Profº Francisco Goulão Blog do Profº Francisco Goulão As Lições do Surdo Toni A Branca e o Lobo Mau A Branca e o Professor Surdo A Viagem A vida dos Surdos Porto Descobrir Portugal Tags: lingua gestual portuguesa Read More →

É importante que a Lingua Gestual Portuguesa seja divulgada, pois ainda há muitas pessoas que não ‘conhecem’ ou não tem idéia de como seja; e afinal é o meio de comunicação mais objectivo entre os deficientes auditivos. Abaixo deixarei alguns links de autoria do Profª Francisco Goulão que são extremamente úteis à pais, educadores e deficientes auditivos. Para ter acesso clique nos links abaixo:

Página Pessoal | Profº Francisco Goulão

2ª Página Pessoal | Profº Francisco Goulão

Blog do Profº Francisco Goulão

As Lições do Surdo Toni

A Branca e o Lobo Mau

A Branca e o Professor Surdo

A Viagem

A vida dos Surdos

Porto

Descobrir Portugal

Artigos Relacionados:

Tags:

03 março 2009

" DESCOBRIR PORTUGAL "



OLÁ A TODOS
A HISTÓRIA ANIMADA/DESENHADA " DESCOBRIR PORTUGAL" EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA (LGP) PARA CRIANÇAS SURDAS, CRIADA,ESCRITA,ILUSTRADA,DESENHADA E REALIZADA PELO PROF. FRANCISCO GOULÃO (SURDO/DEAF) - PORTUGAL
VISITAR/CLIQUE AQUI:
ABRAÇOS A TODOS
FRANCISCO GOULÃO
(SURDO E PROFESSOR DE SURDOS)

PORTALIS.CO.PT

Já falei anteriormente aqui no Portalis sobre a LIBRAS (Lingua de Sinais Brasileira) para deficientes auditivos, e hoje venho vos falar acerca da Lingua Gestual Portuguesa. Hoje quero apresentar-vos o trabalho do Profº Francisco Goulão (Deficiente auditivo e Profº de alunos também deficientes auditivos). Para além de dar aulas, o Profº Francisco Goulão ilustra, escreve e realiza histórias em quadrinhos para as crianças com deficiência auditiva. Achei fabuloso o trabalho do Profº Francisco e deixo-vos abaixo os links para vocês conhecerem também: Alfabeto Manual Portugues Blog do Profº Francico Goulão Histórias em Quadrinhos Abaixo um vídeo que ilustra a LINGUA GESTUAL PORTUGUESA Tags: deficientes auditivos, lingua gestual portuguesa, linguagem surdo-mudo Read More →

Já falei anteriormente aqui no Portalis sobre a LIBRAS (Lingua de Sinais Brasileira) para deficientes auditivos, e hoje venho vos falar acerca da Lingua Gestual Portuguesa. Hoje quero apresentar-vos o trabalho do Profº Francisco Goulão (Deficiente auditivo e Profº de alunos também deficientes auditivos). Para além de dar aulas, o Profº Francisco Goulão ilustra, escreve e realiza histórias em quadrinhos para as crianças com deficiência auditiva. Achei fabuloso o trabalho do Profº Francisco e deixo-vos abaixo os links para vocês conhecerem também:

Alfabeto Manual Portugues

Blog do Profº Francico Goulão

Histórias em Quadrinhos

Comentário 85

"Comentário 84"

1 Comentário - Mostrar mensagem original

Anónimo Anónimo disse...

eu também estou intessado..

03 Março, 2009 15:25

01 março 2009

MARÇO 2009/SURDOS


Comentário 84

Anónimo Anónimo disse...

Boa Tarde!
Sou professora e nunca mim deparei com essa especialidade, mas quero aprender a lingua gestual, pois vejo que deve ser adptada como qualquer outra materia no nosso dia-dia, se algum souber de uma escola de formação no Porto envie o endereço para esse e-mail. bjs Conceição Obrigada . (eennn@hotmail.com)

26 Fevereiro, 2009 17:55

contador de visitas blog