12 março 2009

LEI nº 3/2008 ???

"PÚBLICO"
6/03/2009


Pais querem afastamento da directora da DREN
Natália Faria
a A Federação de Associações de Pais do Porto vai pedir à ministra da Educação que demita a responsável da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Margarida Moreira. "A senhora é nitidamente incompetente, além de surda e muda perante os problemas que lhe são colocados", justificou ao PÚBLICO Manuel Valente, daquela federação.
Acusando Margarida Moreira de ser "mais papista do que o papa" na defesa das políticas do ministério, Valente sustenta que "a única vez" que a directora da DREN aceitou falar com os pais "foi para os ameaçar que podiam ser presos se insistissem em fechar as escolas". Por causa disso, acrescenta Valente - antecipando o teor de uma conferência de imprensa marcada para segunda-feira -, a maioria das 80 escolas do Porto está afundada em problemas. Que vão da insuficiência de funcionários à inexistência de apoio aos alunos com deficiência.
"No seio da própria DREN há um descontentamento grande", acrescentou, precisando que, nas escolas do Porto, há "entre 70 a 80 funcionários a menos". Tão grave quanto isso é, segundo Valente, a inexistência de apoio aos alunos com necessidades especiais. "Na Escola Nicolau Nazoni há 30 alunos surdos sem linguagem gestual", especificou. Do mesmo modo, na Escola Básica do Bom Sucesso, no centro do Porto, "o apoio a sete alunos autistas é assegurado por uma tarefeira, quando devia haver pelo menos uma auxiliar de acção educativa para cada uma das crianças".
A directora da DREN recusou comentar esta posição, argumentando desconhecer os seus fundamentos. À frente da DREN desde que o seu antecessor Lino Ferreira transitou para o executivo portuense, Margarida Moreira tem-se envolvido em controvérsias e chegou a ter o seu lugar ameaçado na sequência do "caso" Charrua, o professor que, em meados de 2007, foi afastado da DREN depois de ter feito uma piada sobre a licenciatura de José Sócrates.

Margarida Moreira preferiu não comentar a posição da federação das associações de pais que pede o seu afastamento
contador de visitas blog