29 janeiro 2009
25 janeiro 2009
24 janeiro 2009
REVISTA "PARQUES E VIDA"-PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA - "DESCOBRIR PORTUGAL"

PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA
ANO IX-Nº26-22 DE DEZEMBRO 2008 A 20 DE MARÇO DE 2009


22 janeiro 2009
LEI nº 3/2008 ???
SOCIEDADE
PORTUGAL
22/01/2009
Alunos nos surdos do 1.º ao 4.º ano juntos em turmas únicas
PEDRO SOUSA TAVARES
DREN diz que medida defende o direito dos alunos ao ensino gestual
Alunos surdos do 1.º ao 4.º anos de escolaridade foram reunidos este ano lectivo em turmas únicas nos agrupamentos de escolas de Paranhos e Nicolau Nazoni, no Porto. A medida, revelada ao DN pelo coordenador da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) para o ensino especial, Vítor Gomes, foi confirmada e defendida pela directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira.
"Neste momento, são as únicas escolas do concelho do Porto que têm surdos. Têm um único técnico de língua gestual portuguesa a ensinar alunos do 1.º, 2.º 3.º e 4.º anos, num horário de 25 horas semanais", denunciou Vítor Gomes, que questionou se "é este o conceito de escola inclusiva" defendido pelo Ministério da Educação. "A situação é em tudo semelhante ao que chamávamos de classes especiais nos anos 70", disse.
Contactada pelo DN, Margarida Moreira, confirmou a criação das "turmas-piloto", mas rejeitou a ideia de que as crianças estejam a ser segregadas: "Não é compartimentação. Não temos escolas para surdos. Estas crianças estão em escolas para todos os alunos", disse, garantindo também haver "uma organização específica" que permite ensinar os aluno em função da sua escolaridade.
Um "direito constitucional"
"Há efectivamente uma concentração de surdos, mas para consagrar um direito constitucional que nunca lhes tinha sido dado: o de aprenderem em linguagem gestual portuguesa, ao mesmo tempo que aprendem o português escrito e falado", defendeu a directora, acrescentando que "a situação está a ser acompanhada de muito perto" pela DREN e que as escolas em causa "têm anos e anos de trabalho com surdos".
Entretanto, o ministério anunciou que, dentro de seis meses, avaliará a forma como as escolas estão a usar a Classificação Internacional de Funcionalidade na sinalização de crianças com necessidades educativas especiais. O sistema, concebido para ser aplicado na saúde, tem sido criticado por professores e especialistas, que acusam o Governo de excluir milhares de casos.
19 janeiro 2009
Comentário 82
15 janeiro 2009
13 janeiro 2009
" DESCOBRIR PORTUGAL "


Comentário 81
"O UNIVERSO DE TORGA EM LÍNGUA GESTUAL"
1 Comentário - Mostrar mensagem original
-
Paula disse...
olá professor Francisco Goulão. sou Psicóloga e estuda do 2º ciclo de Psicologia da educação da universidade lusófona e vou desenvolver a tese sobre educação para a saude nos surdos, na vertente do acesso á informação e dos programas e projectos realizados nesta população. Assim, gostaria de trocar algumas ideias consigo sobre o tema. Se estiver interessado contacte-me no email lvplanetatangerina@gmail.com.
Paula
" DESCOBRIR PORTUGAL "


Comentário 80
"" DESCOBRIR PORTUGAL ""
1 Comentário - Mostrar mensagem original
-
Educar para Integrar disse...
Somos um grupo de alunos do 12ºano que está a tratar a problemática da inclusão dos alunos portadores de deficiência nas escolas regulares.
Para dar conhecimento do nosso projecto e de todas as actividades que temos vindo a desenvolver criamos um blog onde podem ser encontradas diversas informações.
O feedback é sempre importante, pois o nosso principal objectivo é passar uma mensagem.
Uma boa semana,
Cumprimentos, O Grupo
PS: blog referente a outro dos trabalhos desenvolvidos na disciplina, este mais focado no problema da surdez http://comovesomundo.blogspot.com/
08 janeiro 2009
" DESCOBRIR PORTUGAL "


Comentário 79
-
Isabel Pinto disse...
Isto faz-me lembrar as questões feministas… igualdade para todos. Correcto! Mas depois quando da jeito, eles que mudem os pneus, que carreguem a lenha… aqui estamos na mesma. Então somos deficientes ou não?
Isabel Pinto
07 janeiro 2009
" DESCOBRIR PORTUGAL "


06 janeiro 2009
TEATRO
"NASCEMOS DA ÁGUA E À ÁGUA VOLTAREMOS"
AUDITÓRIO HORÁCIO MARCAL, JUNTA FREGUESIA PARANHOS, PORTO.
9 E 10 JANEIRO 2009 ÀS 21H30.
11 JANEIRO 2009 ÀS 16H30.
O Espectáculo "NASCEMOS DA ÁGUA E À ÁGUA VOLTAREMOS" é o resultado final do Projecto COMUNICARTE, co-financiado pelo INR - Instituto Nacional para a Reabiltitação, do Misnistério do Trabalho e da Solidariedade Social e Associação de Surdos do Porto desenvolvido em parceria com a PELE ao longo de 80horas.
Sinopse:
De movimentos silênciosos fazem-se os percursos dos rios. Desde que nascem rasgam a terra movidos pela vontade de chegar, com o desejo de escrever o seu caminho no leito que lhes molda a forma do corpo que são. Esse correr lento dos dias onde os caminhos levam-nos à descoberta de nós mesmos, em todos os outros que somos.