29 junho 2006

A VIAGEM

Comentário 6

"A VIAGEM"
1 comentário -

Mostrar postagem original


Pais eficientes disse...
Gostavamos que nos pudesse visitar no nosso blog para pessoas interessadas na área da deficiência.
www.paiseficientes.blogspot.com
Aguardamos feedback!
29 Junho, 2006 15:59

27 junho 2006

A VIAGEM

SURDOS VIVERAM DIA ESPECIAL NO SANTUÁRIO

JORNAL DE NOTÍCIAS

SOCIEDADE E VIDA

26/6/2006


Surdos viveram dia especial no Santuário

Dezenas de surdos acompanharam as celebrações no Santuário
"Hoje foi um dia muito especial".
É desta forma que Ana Isabel Chavinha, surda-muda, sintetiza as emoções vividas em pleno Santuário de Fátima, que ontem acolheu pelo segundo ano consecutivo a Peregrinação Nacional dos Surdos.
Eram poucas dezenas, mas de uma forma pioneira e única conseguiram participar nas celebrações, presididas pelo bispo emérito de Coimbra, D. João Alves, que os saudou de uma forma especial. Um ecrã gigante, instalado junto à escadaria da Basílica, transmitiu imagens e legendas das leituras, cânticos e saudações, e ainda traduções em linguagem gestual."É muito importante para os surdos ter este tipo de apoios", admitiu Ana Isabel, explicando que estes novos meios tecnológicos permitem que "os surdos vivam as celebrações e se sintam integrados"."Uma integração conseguida", garantem alguns alunos do quarto ano do Curso de Tradução da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria que desenvolveram o projecto "Fátima acessível", destinado a cegos e a surdos. "Foi um grande desafio e responsabilidade", garantem os estudantes que, na véspera, haviam participado na Peregrinação Nacional dos Cegos, que tiveram acesso a textos em braille para poderem acompanhar as celebrações. "Foi tocante vê-los na Capelinha e beijar a imagem de Nossa Senhora", refere uma aluna ainda emocionada.Este projecto, que contou com a colaboração estreita do Santuário, da ACAPO e da Associação de Surdos da Alta Estremadura, implicou a aplicação de técnicas específicas, ainda pouco utilizadas em Portugal. O grande objectivo, frisam os alunos, "é ajudar a integrar pessoas na sociedade que têm sido sistematicamente excluídas porque são cegas ou surdas".As "pessoas diferentes" que ontem estiveram no Santuário de Fátima agradeceram "a atenção" e desafiam mesmo o Santuário a voltar a colocar um ecrã que passe as imagens e legendas "em todas as peregrinações". Um desejo comungando pelos próprios estudantes de Leiria, que aguardam os resultados dos inquéritos feitos após a peregrinação para concluírem se o seu trabalho valeu ou não a pena.

Alexandra Serôdio

24 junho 2006

A viagem

CRIANÇAS FAZEM-SE PASSAR POR SURDOS PARA BURLAR

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

24/6/2006

SOCIEDADE

Crianças fazem-se passar por surdos para burlar

Céu Neves

Crianças e adolescentes, fazendo-se passar por surdos-mudos, abordam as pessoas junto às estações de metropolitano e vias movimentadas da região de Lisboa pedindo-lhes dinheiro para a construção de um centro. Há quem dê uma nota de cinco ou dez euros e, ainda por cima, assine uma folha e escreva o nome e o número de telefone. E assim, ingenuamente, caem em mais um conto do vigário, praticado por romenos, a maioria ilegais.Não é a primeira vez que surge este tipo de pedintes. Apareceram no início do ano, inicialmente em Cascais, e voltaram a surgir mais recentemente e até em maior número. Escolhem o Metro no Marquês de Pombal, Restauradores, Sete Rios, Laranjeiras e Colégio Militar, mas também aparecem fora deste circuito, como na Rua Augusta, no Calvário, junto ao Instituto Superior Técnico e no Parque das Nações. A direcção da Associação Portuguesa de Surdos (APS) diz que apresentou queixa junto da PSP, mas o gabinete de relações públicas do Comando Metropolitano de Lisboa garante que não tem registos da APS. E acrescenta: "São situações pontuais, não estão quantificados. Houve denúncias e uma ou outra situação em que os jovens foram identificados, levados ao Tribunal de Menores. O dinheiro foi apreendido." O militar da PSP revela que são romenos, a maioria ciganos ilegais. De burla em burla, transitam entre a Roménia e países da UE, nomeadamente Portugal e Espanha, e alteram o "negócio" à medida que deixa de ser lucrativo. Começaram como pedintes, passaram à lavagem dos vidros dos carros, transitaram para a venda da revista dos sem-abrigo, a Cais, e agora utilizam as crianças, na maioria do sexo feminino, na "angariação de fundos". É uma carrinha que os vai distribuindo por Lisboa.O modo de actuação destas crianças - aparentemente, entre os seis e os 18 anos - é engenhoso, sobretudo para quem não fala a língua local. Aproximam-se das pessoas com uma folha igual a um abaixo-assinado, uma caneta e, por gestos e sinais, pedem-lhes que assinem. No cabeçalho lê-se: "Certificado Regional para Incapacitados Surdos e Mudos e Crianças Pobres", além de um número de telemóvel: 93 424 17 85. Quem se prontifica a deixar os dados só depois se apercebe de que há uma coluna a indicar a quantia doada. Os jovens não estão identificados, a organização não está registada e o número de telefone está sempre ocupado. A Optimus informa que está activado, mas, por questões de sigilo, não pode dizer se está desligado ou se fez os carregamentos. Jorge Morgado, da associação de consumidores Deco, explica o facto de tanta gente dar dinheiro com a disponibilidade dos portugueses para se mobilizarem em campanhas de solidariedade. E adverte: "Há uma atitude de ingenuidade relativamente a estas coisas e as pessoas nem sequer pedem a identificação. Quando têm dúvidas devem pedir os dados, o número de telefone, não darem dinheiro sem saberem para que é e denunciar à PSP."

PROJECTO INOVADOR ABRE FÁTIMA A CEGOS E SURDOS

Projecto inovador abre Fátima a cegos e surdos

Sexta-feira, 23 de junho de 2006


por agencia.ecclesia.p

A audio-descrição com visita táctil às campas dos três Pastorinhos e a legendagem de uma missa no Santuário de Fátima são algumas das novidades introduzidas naquele local, através de um projecto pioneiro em Portugal ao nível da actividade religiosa
Pela primeira vez, os peregrinos vão poder ouvir a "descrição pormenorizada de espaços, da arquitectura, de obras de arte, de imagens e dos vários objectos de importância" daquele espaço religioso, explicou ao "Diário de Leiria" Josélia Neves, professora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), um dos parceiros do 'Projecto Fátima Acessível'.
Em comunicado, o IPL sublinha que o trabalho "foi desenvolvido utilizando os equipamentos específicos de tradução audiovisual existentes na ESTG/IPL", e que foi "concretizado graças a um esforço de colaboração das instituições parceiras e de outros agentes (empresas e instituições) que se associaram para a sua implementação".Aquele Instituto salienta que o mesmo grupo de alunos da ESTG fez a adaptação de outros materiais audiovisuais do Santuário de Fátima, os quais serão disponibilizados em breve.
"Este trabalho é um primeiro momento de um projecto mais lato que será implementado de forma faseada e que envolverá outras áreas do saber, bem como docentes e alunos de outros cursos e escolas do IPL", acrescenta o comunicado.
No âmbito da primeira peregrinação nacional de cegos e amblíopes ao Santuário de Fátima, amanhã, sábado, serão apresentadas audio-descrições dos Túmulos dos Pastorinhos (10h00), da Capelinha das Aparições (14h00), e da Casa de Lúcia, do Poço do Arneiro, dos Valinhos e da Loca do Cabeço (a partir das 16h00).
No Domingo, com o objectivo de facilitar a integração dos Surdos na peregrinação, será feita a legendagem em directo da missa das 11h00, através de um grande ecrã colocado no recinto daquele Santuário, que transmitirá interpretação em Língua Gestual Portuguesa e a legendagem de toda a cerimónia, também transmitida em directo pela RTP.

15 junho 2006

A VIAGEM

14 junho 2006

TERENCE PARKIN MULTIFACETADO - DA NATAÇÃO OLÍMPICA AO CICLISMO PARA SURDOS

JORNAL " RECORD"
14/6/2006

TERENCE PARKIN MULTIFACETADO

DA NATAÇÃO OLÍMPLICA AO CICLISMO PARA SURDOS


Terence Parkin assume-se como um verdadeiro desportista ecléctico.Depois dos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000,onde conquistou a medalha de prata na prova de 200 metros bruços na modalidade de natação,o sul-africano apresta-se para integrar a equipa do seu país no próximo Mundial de ciclismo para atletas surdos,em San Francisco (EUA),de 18 a 24 de Junho.
"Terence Parkin treina natação durante três horas diárias e,agora,percorre cerca de 200 km por dia de bicicleta",referiu o seu treinadfor ,George Cornelissen.
Trence Parkin é mesmo um desportista vencedor,uma vez que já ganhou medalhas nos Jogos da Boa Vontade(ouro),em 2001 e nos Jogos da Commononwealth (prata),em 2002,em competições normais.
Refira-se que,nos Jogos Mundiais para surdos,em Melbourne,em 2005,Terence Parkin ganhou 12 medalhas de ouro e uma de prata.

04 junho 2006

A VIAGEM

JOVEM SURDA PATRÍCIA SANTOS FOI UM ÊXITO

JORNAL DE NOTÍCIAS

CULTURA

AO VIVO

4/6/2006

Daniela Mercury conquista Valongo

Daniela Mercury pôs toda a gente a dançar nos primeiros acordes

Marta Neves

Se a intenção da participação da jovem Patrícia Santos no concerto da cantora brasileira Daniela Mercury em Valongo era chamar a atenção para a causa da comunidade surda, o objectivo foi conseguido. Na noite, em que a organização tinha previsto uma enchente de 15 mil pessoas no Estádio do Calvário (da União Desportiva Valonguense), toda a assistência tentou, de braços no ar, seguir a língua gestual protagonizada por Patrícia no tema "Nobre vagabundo". Daniela ofereceu o centro do palco à jovem surda e numa das extremidades também ela tentou aprender a letra. Em clima de boa disposição, a baiana lá foi dizendo que era "difícil a coordenação motora entre dançar, cantar e a língua gestual". Acompanhada por um coro em uníssono, Daniela Mercury lançou o repto "Vamos aprender a língua gestual?". E lá foi brincando, enquanto tocava a ponta do nariz com o dedo, para "dizer" a palavra "nobre": "Olha que metido é esse nobre". Se, no início da actuação, Patrícia Santos estava um pouco tímida, por enfrentar uma imensa plateia, no fim parecia extasiada com a boa vibração.No fim, Daniela agradeceu a Patrícia através da língua gestual. Logo no início do espectáculo a rainha da 'axé music' levou o público ao rubro. Aos primeiros acordes de "Levada brasileira", música do seu mais recente trabalho "Balé mulato", toda a gente transformou o relvado do campo de futebol numa grande pista de dança. E assim foi a noite toda, entre temas como "Samba de panela", "Ilê pérola negra" ou a intimista "Pensar em você".

02 junho 2006

A VIAGEM

Comentário 5

"FRANCISCO GOULÃO/A VIAGEM"
1 comentário -

Mostrar postagem original

cristina alves disse...

Gosto da sua vida tão activa e tão rica como surdo e largamente presente na Internet...Sou surdo e queria arrnjar psicólogo/a que conhecesse LINGUA GESTUAL. Por acaso tem alguma indicação?

Cristina alves
e-mail:cryys@portugalmail.pt
31 Maio, 2006 23:41

DANIELA MERCURY COM PARCEIRA ESPECIAL EM PALCO

JORNAL DE NOTÍCIAS

2/6/2006

MAIS INFORMAÇÃO

Daniela Mercury com parceria especial em palco

Marta Neves


Patrícia Santos é da opinião que é necessária "uma aprendizagem precoce da língua gestual"

Daniela Mercury com parceria especial em palco

Quando hoje, pelas 22 horas, Daniela Mercury cantar o sucesso "Nobre vagabundo", no Estádio do Calvário (União Desportiva Valonguense), vai ter em palco a companhia de Patrícia Santos, uma jovem surda que vai acompanhar gestualmente a canção. Todavia, "a ideia não é traduzir a canção para a língua gestual", explica Patrícia através da intérprete Marisela. Na prática, vai "mostrar a música, a letra, sentindo o ritmo, com uma interpretação muito pessoal". A ideia de Patrícia participar nesta iniciativa partiu, nas palavras de Armando Baltazar, presidente da Associação de Surdos do Porto, "na coincidência de há sete anos a jovem ter participado no intervalo do concurso "Miss Surda 99", precisamente com este tema". E desenvolve "Como moro em Valongo e há muito vi os cartazes a anunciar o concerto da Daniela Mercury, achei que seria uma oportunidade única para chamar a atenção para o muito que ainda falta fazer no nosso país em relação à comunidade surda". E desabafa: "É triste ser-se surdo em Portugal". Patrícia Santos, de 31 anos, partilha da mesma opinião e relembra que "só aos 16 anos é que teve o primeiro contacto com a língua gestual". E recorda o "muito sofrimento" porque passou. E é peremptória "É preciso começar gradualmente a pressionar para a necessidade de uma aprendizagem precoce, porque infelizmente os pais perdem muito tempo a correr de médico para médico sem obter resultados práticos para a necessidade das suas crianças". Para esta formadora de língua gestual, que se divide por três estabelecimentos de ensino, a oportunidade de partilhar o palco com a cantora baiana vai servir, sobretudo, "para mostrar partes da cultura surda, que sentimos o ritmo e que gostamos de nos divertir tanto como o público em geral".Patrícia, a poucas horas do início do espectáculo, confessou sentir-se "um pouco nervosa", até porque é a primeira vez" que vai estar ao lado de uma cantora como Daniela Mercury". Contudo, conta "com o forte incentivo da Associação". Depois de ser avisada do início da canção é só deixar-se ir, até porque gosta da música da cantora baiana "à conta do ritmo e pelo facto de ser bastante alegre".Patrícia não sabe se esta oportunidade se repetirá, mas "isso não é o mais importante". E acrescenta "É sim relevante que os surdos não vivam isolados".

Concerto de hoje
Daniela Mercury vai apresentar, pelas 22 horas, no Estádio do Calvário (União Desportiva Valonguense) o seu mais recente disco "Balé Mulato", assim como velhos êxitos como "Nobre vagabundo". Os bilhetes variam entre os 15 e os 17, 5 euros.
Associação de Surdos do Porto
Fica localizada na Rua Dr. José Marques, nº 113-C 4300-271 Porto
Telefone 22 5102390
www.asurdosporto.org.pt
Cursos de Verão
Durante os meses de Julho e Agosto a Associação vai facultar cursos intensivos de língua gestual portuguesa. Durante o mês de Julho, de 3 a 28, as aulas serão lecciondas em dois turnos da parte da manhã, das 9.30 às 12.30 horas; e à tarde, das 14 às 17 horas. Já de 1 a 30 de Agosto, o curso será dado apenas da parte d amanhã, das 9.30 às 12.30 horas. A inscrição e a formação custam 85 euros. Os interessados devem inscrever-se até 30 de Junho.





contador de visitas blog