02 junho 2006

DANIELA MERCURY COM PARCEIRA ESPECIAL EM PALCO

JORNAL DE NOTÍCIAS

2/6/2006

MAIS INFORMAÇÃO

Daniela Mercury com parceria especial em palco

Marta Neves


Patrícia Santos é da opinião que é necessária "uma aprendizagem precoce da língua gestual"

Daniela Mercury com parceria especial em palco

Quando hoje, pelas 22 horas, Daniela Mercury cantar o sucesso "Nobre vagabundo", no Estádio do Calvário (União Desportiva Valonguense), vai ter em palco a companhia de Patrícia Santos, uma jovem surda que vai acompanhar gestualmente a canção. Todavia, "a ideia não é traduzir a canção para a língua gestual", explica Patrícia através da intérprete Marisela. Na prática, vai "mostrar a música, a letra, sentindo o ritmo, com uma interpretação muito pessoal". A ideia de Patrícia participar nesta iniciativa partiu, nas palavras de Armando Baltazar, presidente da Associação de Surdos do Porto, "na coincidência de há sete anos a jovem ter participado no intervalo do concurso "Miss Surda 99", precisamente com este tema". E desenvolve "Como moro em Valongo e há muito vi os cartazes a anunciar o concerto da Daniela Mercury, achei que seria uma oportunidade única para chamar a atenção para o muito que ainda falta fazer no nosso país em relação à comunidade surda". E desabafa: "É triste ser-se surdo em Portugal". Patrícia Santos, de 31 anos, partilha da mesma opinião e relembra que "só aos 16 anos é que teve o primeiro contacto com a língua gestual". E recorda o "muito sofrimento" porque passou. E é peremptória "É preciso começar gradualmente a pressionar para a necessidade de uma aprendizagem precoce, porque infelizmente os pais perdem muito tempo a correr de médico para médico sem obter resultados práticos para a necessidade das suas crianças". Para esta formadora de língua gestual, que se divide por três estabelecimentos de ensino, a oportunidade de partilhar o palco com a cantora baiana vai servir, sobretudo, "para mostrar partes da cultura surda, que sentimos o ritmo e que gostamos de nos divertir tanto como o público em geral".Patrícia, a poucas horas do início do espectáculo, confessou sentir-se "um pouco nervosa", até porque é a primeira vez" que vai estar ao lado de uma cantora como Daniela Mercury". Contudo, conta "com o forte incentivo da Associação". Depois de ser avisada do início da canção é só deixar-se ir, até porque gosta da música da cantora baiana "à conta do ritmo e pelo facto de ser bastante alegre".Patrícia não sabe se esta oportunidade se repetirá, mas "isso não é o mais importante". E acrescenta "É sim relevante que os surdos não vivam isolados".

Concerto de hoje
Daniela Mercury vai apresentar, pelas 22 horas, no Estádio do Calvário (União Desportiva Valonguense) o seu mais recente disco "Balé Mulato", assim como velhos êxitos como "Nobre vagabundo". Os bilhetes variam entre os 15 e os 17, 5 euros.
Associação de Surdos do Porto
Fica localizada na Rua Dr. José Marques, nº 113-C 4300-271 Porto
Telefone 22 5102390
www.asurdosporto.org.pt
Cursos de Verão
Durante os meses de Julho e Agosto a Associação vai facultar cursos intensivos de língua gestual portuguesa. Durante o mês de Julho, de 3 a 28, as aulas serão lecciondas em dois turnos da parte da manhã, das 9.30 às 12.30 horas; e à tarde, das 14 às 17 horas. Já de 1 a 30 de Agosto, o curso será dado apenas da parte d amanhã, das 9.30 às 12.30 horas. A inscrição e a formação custam 85 euros. Os interessados devem inscrever-se até 30 de Junho.





1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Ola eu sou a Tatiana e adorava trabalhar com surdos e mudos!! Estou a tirar o curso de Animador Sociocultural!!! Gostava de aprender a vossa linguagem par poder trabalhar com voces mas nos Açores não ha cursos. Espero por uma resposta

10 fevereiro, 2008 16:04  

Enviar um comentário

<< Página inicial

contador de visitas blog