28 maio 2009
Comentários 97
"SURDOS pintam FLORES"
1 Comentário - Mostrar mensagem original
-
biblioecuba disse...
Olá, Professor Goulão!
As flores são lindíssimas. Encontrei casualmente o blog quando pesquisava na net os gestos para dizer boa noite! Continuo sem saber e gostaria de aprender. Vou apresentar uma Tertúlia sobre A Diferença, já tenho o cumprimento em braille, falta-me em linguagem gestual. POde ajudar-me?
Parabéns pelo blogue e pelos projectos que tem desenvolvido.
Florinda Almeida
23 maio 2009
SURDOS.APOIO PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS SEM AUDIÇÃO
DIÁRIO DE NOTÍCIAS
PORTUGAL23/5/2009
Surdos. Apoio para famílias de crianças sem audição
A psicóloga Helena Alves considera urgente ensinar as famílias das crianças surdas a comunicar com estes meninos, que "vivem um isolamento na família" que só se quebra na escola ou em vivências associativas com outros surdos.
Segundo a psicóloga, 90% a 95% das crianças surdas nascem em famílias de ouvintes, que necessitam de apoio.
SURDOS SEM APOIO PARA OBTER EMPREGO
JORNAL DE NOTÍCIASSOCIEDADE23/5/2009 Surdos sem apoio para obter empregoQuase mil surdos estão inscritos nos centros de emprego. A Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) afirma que na procura de trabalho quase sempre são eliminados logo na fase da entrevista. Dados do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (MTSS) indicam que no final de Dezembro de 2008 havia 962 pessoas inscritas nos Centros de Emprego com Deficiências Auditivas, representando 13,44% do total de inscritos com deficiências. Segundo os mesmos dados, fornecidos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), dos 962 desempregados, 707 têm deficiências de audição, 129 deficiência da sensibilidade auditiva e 128 têm outras deficiências auditivas e do órgão da audição. "Como está desempregado e com poucos recursos financeiros, o surdo não se pode fazer acompanhar por um intérprete e é logo eliminado", adiantou Arlindo Oliveira, presidente da FPAS. Para a psicóloga Helena Alves, a ausência de intérpretes no acesso a Centros de Emprego e a departamentos de recursos humanos em empresas dificulta-lhes o acesso. "Mas quando uma empresa tem como funcionário uma pessoa surda, este é apreciado, o clima organizacional modifica-se humanamente, o contacto com alternativas de comunicação revela-se um desafio que enriquece todos e a porta abre-se para a contratação de outras pessoas surdas", sustentou. O problema coloca-se depois no seu acesso a formação contínua nas empresas como qualquer outro trabalhador. "Não têm acesso, porque não lhes são proporcionadas alternativas de acederem à informação e comunicação, mantendo-se a trabalhar 20, 22 anos no mesmo posto de trabalho sem progressão na carreira, sem aceder a formação na empresa e sem sentimentos de discriminação nem de prejuízo, porque os colegas que foram à formação depois ensinam o que aprenderam". Para inverter esta situação, defendeu, é preciso "facilitar o acesso à informação e comunicação em igualdade de oportunidades", assegurando que possam aceder a "alternativas de comunicação, através de intérprete ou pela escrita". De acordo com os dados Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, estão inscritos nos Centros Novas Oportunidades 264 pessoas com deficiências auditivas, que representam 24,18% do total de inscritos com deficiência. |
21 maio 2009
COLÉGIO S.FRANCISCO DE SALES-1956/1957

ESTABELECIMENTO PARTICULAR E ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS SURDAS
PRIMEIROS ALUNOS SURDOS - 1956/1957
FRANCISCO GOULÃO
ROSA MARIA
ANA MARIA
ANA PAULA
MANUELA
CARLOS ALBERTO
ALFREDO FERRAZ
PROF. ANTONINO GONÇALVES AMARAL

Comentários 96
-
Anónimo disse...
tenho um filho de 26 ano,tevhidrocefalia e minigite aos 8 meses nao usa valvula pois eu creio que jesus o curou dessa doença,mas toma 04 remedios controlados,e surdo mudo, tem diculdade de se expressa nao fica ou melor munca aceitou a sociedade nem a escola,tem poblemas com o que esta querendo quando nao entendo fica bravo. preciso de ajuda pos sou viuva e nao posso andar assusta com ele a qualquer momento ele se estoura ocilaçao de humor e demais
20 maio 2009
BLOGUE-A EDUCAÇÃO DO MEU UMBIGO - PAULO GUINOTE
BLOGUE-A EDUCAÇÃO DO MEU UMBIGO - PAULO GUINOTE
Visitar:
Maio 19, 2009
Pela Blogosfera – Professor Surdo Francisco Goulão
Posted by Paulo Guinote under Blogosfera, Sugestões[3] Comments
BLOGUE-EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ALEGRIA DA PEQUENADA
Visitar:
http://alegriadapequenada.blogs.sapo.pt
Surdos pintam flores
publicado por Sérgio Mendonça às 10:46
Comentário 95
"SURDOS pintam FLORES"
1 Comentário - Mostrar mensagem original
-
GatosMania disse...
Belo cartaz
Um abraço
15 maio 2009
08 maio 2009
03 maio 2009
Comentário 94
"CULTURA SORDA"
1 Comentário - Mostrar mensagem original
-
Luisa no são francisco disse...
Olá, sou Luisa Pfau, fiz joias inspiradas em espinhos, e pesquisando espinhos cheguei a voce.
Meu blog "viagemnosaofrancisco.blogspot.com".
Gostei do seu blog.
Um abraço..Luisa
02 maio 2009
Comentário 93
"GATOSMANIAS"
1 Comentário - Mostrar mensagem original
-
GatosMania disse...
Olá Francisco
Obrigada pela divulgação do meu blog.
Gostei muito do seu
Um abraço
Comentário 92
"CREACIL BLOG"
1 Comentário - Mostrar mensagem original
-
GatosMania disse...
Olá Francisco
Obrigada pela divulgação da CREACIL
Foi o nosso primeiro clolaborador no BLOG CREACIL - PARABÉNS
Um abraço
01 maio 2009
GATOSMANIAS
BLOGUE - GATOSMANIAS
VISITAR:http://gatosmanias.blogspot.com/
Sexta-feira, 1 de Maio de 2009
"BRANCA e o GATO" - uma história para crianças surdas
A história animada/desenhada para crianças surdas escrita pelas OLGA e MARIA DE LURDES e ilustrada,desenhada e realizada pelo Prof.FRANCISCO GOULÃO (Surdo/Deaf)