23 maio 2009

SURDOS SEM APOIO PARA OBTER EMPREGO

JORNAL DE NOTÍCIAS

SOCIEDADE

23/5/2009

Surdos sem apoio para obter emprego

Quase mil surdos estão inscritos nos centros de emprego. A Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) afirma que na procura de trabalho quase sempre são eliminados logo na fase da entrevista.

Dados do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (MTSS) indicam que no final de Dezembro de 2008 havia 962 pessoas inscritas nos Centros de Emprego com Deficiências Auditivas, representando 13,44% do total de inscritos com deficiências.

Segundo os mesmos dados, fornecidos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), dos 962 desempregados, 707 têm deficiências de audição, 129 deficiência da sensibilidade auditiva e 128 têm outras deficiências auditivas e do órgão da audição.

"Como está desempregado e com poucos recursos financeiros, o surdo não se pode fazer acompanhar por um intérprete e é logo eliminado", adiantou Arlindo Oliveira, presidente da FPAS.

Para a psicóloga Helena Alves, a ausência de intérpretes no acesso a Centros de Emprego e a departamentos de recursos humanos em empresas dificulta-lhes o acesso.

"Mas quando uma empresa tem como funcionário uma pessoa surda, este é apreciado, o clima organizacional modifica-se humanamente, o contacto com alternativas de comunicação revela-se um desafio que enriquece todos e a porta abre-se para a contratação de outras pessoas surdas", sustentou.

O problema coloca-se depois no seu acesso a formação contínua nas empresas como qualquer outro trabalhador. "Não têm acesso, porque não lhes são proporcionadas alternativas de acederem à informação e comunicação, mantendo-se a trabalhar 20, 22 anos no mesmo posto de trabalho sem progressão na carreira, sem aceder a formação na empresa e sem sentimentos de discriminação nem de prejuízo, porque os colegas que foram à formação depois ensinam o que aprenderam".

Para inverter esta situação, defendeu, é preciso "facilitar o acesso à informação e comunicação em igualdade de oportunidades", assegurando que possam aceder a "alternativas de comunicação, através de intérprete ou pela escrita".

De acordo com os dados Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, estão inscritos nos Centros Novas Oportunidades 264 pessoas com deficiências auditivas, que representam 24,18% do total de inscritos com deficiência.

contador de visitas blog