22 maio 2006

ESCOLA DO ALGARVE PIONEIRA EM SERVIÇOS PARA INVISUAIS E SURDOS

Escola do Algarve pioneira em serviços para invisuais

domingo, 21 de maio de 2006 por Obs. Algarve

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve é pioneira na identificação de serviços e plantas para pessoas com deficiências visuais e auditivas. Alunos da instituição já fazem ementas em Braille e tradução em linguagem gestual. “É a primeira escola do ramo a investir nesta área”, assegura Carlos Albino, docente de Psicologia Social, e responsável pela aprendizagem de Braille e linguagem gestual. “Tem que se apostar na sensibilização para o que é ser diferente”, salienta.Lamenta que a grande maioria dos hotéis de 4 e 5 estrelas não tenha condições para receber pessoas com deficiências e acredita que esta é uma mais valia para os alunos da EHTA-Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.Na manhã de ontem os alunos apresentaram alguns trabalhos que desenvolveram na área de inserção social dos surdos e cegos e garantiram a tradução simultânea em linguagem gestual.Seguiu-se um almoço com ementas e cartas de bar em Braille em linguagem gestual. Uma tarefa fácil para alguns membros das ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e deficientes auditivos, mas difícil para outros convidados, já que não tinham outra forma de escolher a refeição. Uma boa forma que a Escola encontrou para exemplificar o dia-a-dia de quem sofre de deficiências visuais e auditivas e uma mais valia para quem adquire estas competências.Na EHTA é possível identificar vários serviços através de placas com inscrições em Braille e até conhecer melhor o espaço envolvente através de plantas do edifício e sinalética adequada. A deficiência motora também foi focada, salientando as dificuldades por que passa a maioria das pessoas que sofre deste problema, com acessos difíceis, e inexistência de rampas.
Jornalista: Sofia Carvalho de Almeida

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Olá!
Primeiramente parabéns pelo trabalho!!!
Sou ator e professor de teatro. trabalho com surdos no Brasil há cinco anos e estou fixando moradia em Portugual ainda este ano e estou interessado em contatos profissionais.
Tenho experiencia e interesse na área pedagógica e cultural.
Gostaria de conhecer e manter contato com pessoas que trabalhem na área.
pode me ajudar?
cesarnegro@uol.com.br
Um abraço

20 agosto, 2006 01:53  
Anonymous Anónimo disse...

Olá!
Desde já os parabéns pelo excelente trabalho!
Sou do Algarve e ha muito que procuro informações sobre cursos no Algarve de Lingua Gestual e parece complicado. Normalmente são todos em Lisboa, Coimbra e Porto.
Espero que em breve haja essa possibilidade. Seria como uma realização pessoal poder ajudar outras pessoas e poder-me comunicar com elas!
Se souber de algum poderia-me informar?
isa_piedade@hotmail.com

06 setembro, 2007 00:27  

Enviar um comentário

<< Página inicial

contador de visitas blog