13 maio 2006

PAIS PRECISAM-SE!

REVISTA "XIS"
PÚBLICO
6 MAIO 2006
A VOZ DOS LEITORES

Pais Precisam-se!

(...) Sou voluntária no Instituto de Surdos-Mudos da Imaculada Conceição,que acolhe,interna e externamente,crianças surdas-mudas,autistas e outras com deficiência ao nível do desenvolvimento psíquico.
Hoje venho falar-lhe de uma dessas crianças que frequenta o referido instituto,ao nível do jardim-de-infância e que se encontra há cerca de um ano para adopção.
Esta menina tem sete anos,é uma linda menina,alegre e divertida,que brinca e dança,como tantas outras,só que ela procura e precisa de uma mãe e de um pai.Percebe-se isso quase desde o primeiro instante em que a conhecemos.Ri e chora com a mesma facilidade,por vezes até com a mesma expressão,o que ela deseja mesmo é chamar a atenção para que alguém lhe dê mimos que ela tanto deseja e carece.
Acontece que apesar de tudo nela ser igual a qualquer criança da sua idade,esta menina tem um défice cognitivo,resultante de uma malformação cerebral congénita.Isso não a impede de ser uma fonte de energia,vitalidade e alegria contagiante,cujo olhar nos interpela e nos comove na sua forma de procurar em cada um de nós um abraço seguro,o seu porto de abrigo.
Quando termina as suas actividades no Instituto,esta criança regressa ao Lar,onde encontra mais pessoas que lhe querem bem,que tratam dela,mas ninguém a quem possa chamar Mãe.
Não há ninguém que conhecendo-a não se renda aos seus encantos e aos seus afectos.Por isso,apesar de difícil,eu acredito que há-de existir um colo,um olhar,um lar e um grande amor para ela.
Esta menina está todos os dias,de 2ª a 6ª,no Instituto de Surdos-Mudos da Imaculada Conceição(telefone 213960806),que se situa na Rua do Borja,nº 4,em Campo de Ourique.A Irmã Ana Rosa,do Instituto do Espírito Santo,directora deste instituto,encontra-se à disposição daqueles que sintam ser uma enorme bênção poder acolher na sua família uma criança como esta.

Maria João Sousa/Lisboa

Maria João
Espero que não me leve a mal publicar na XIS uma carta que foi escrita para mim.Acredito que ao divulgá-la podemos estar a ajudar esta criança.Espero sinceramente que o seu alerta encontre eco rapidamente.
Um abraço sincero,
L.A.
contador de visitas blog