Comentário 72
"AS LIÇÕES DO SURDO TONI"
1 Comentário - Mostrar mensagem original
- Maria de Lurdes Santos disse...
Olá, sr. Professor Francisco Goulão,
Chamo-me, Maria de lurdes Santos e sou a
1ª filha de um casal de surdos Profundos, que comunicam por gestos.
Não sei se numa Linguagem Gestual, ou se já é a Lingua Gestual Portuguesa. O alfabeto gestual é o mesmo e a numeração também.
No entanto recentemente o meu pai teve necessidade de ir a um tribunal, e foi preciso convocar um interprete de linguagem gestual, e aconteceu que o meu pai não conseguio entender alguns dos gestos da interprete, o que provocou uma série de contradições, que prejudicaram e fragilizaram muito a posição do meu pai nesse processo crime de que foi vitima....
Creio que se tivese estado presente durante a tradução, teria conseguido detectar as dificuldades de interpretação do meu pai, e evitar varios dos mal entendidos, que em justiça podem ser fatais, e transformar o processo de reposição da verdade, numa grande injustiça...
Será que me pode ajudar a compreender o que se passa, os interpretes podem não conseguir comunicar de forma inequivoca com estes deficientes?
Tenho muito orgulho do que conquistou, mesmo sendo surdo, quem me dera os meus pais tivesem a mesma autonomia... Creio que possa ter sido uma questão de oportunidades?
E que se trata de uma excepção no universo de toda a comunidade surda.
Bem haja pela coragem que teve de publicar um manifesto tão forte e polémico no sub-titelo do seu blog.
Subscrevo palavra a palavra. tudo o que lá escreve.
Maria de Lurdes Santos
de-coracao@sapo.pt