11 janeiro 2006

AS LIÇÕES DO SURDO TONI

















Olá a todos

A história animada/desenhada "AS LIÇÕES DO SURDO TONI" em Língua Gestual com estrutura gramatical entre a Língua Portuguesa (LP) e a Língua Gestual Portuguesa (LGP) para crianças SURDAS escrita,ilustrada,desenhada e realizada pelo Prof. FRANCISCO GOULÃO ( Surdo/Deaf ) - Portugal - 2005

visitar:

http://profsurdogoulao2.no.sapo.pt/

Abraços a todos

Francisco Goulão
(Surdo e Professor de Surdos)

http://profsurdogoulao.no.sapo.pt/

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Olá, sr. Professor Francisco Goulão,

Chamo-me, Maria de lurdes Santos e sou a
1ª filha de um casal de surdos Profundos, que comunicam por gestos.
Não sei se numa Linguagem Gestual, ou se já é a Lingua Gestual Portuguesa. O alfabeto gestual é o mesmo e a numeração também.
No entanto recentemente o meu pai teve necessidade de ir a um tribunal, e foi preciso convocar um interprete de linguagem gestual, e aconteceu que o meu pai não conseguio entender alguns dos gestos da interprete, o que provocou uma série de contradições, que prejudicaram e fragilizaram muito a posição do meu pai nesse processo crime de que foi vitima....
Creio que se tivese estado presente durante a tradução, teria conseguido detectar as dificuldades de interpretação do meu pai, e evitar varios dos mal entendidos, que em justiça podem ser fatais, e transformar o processo de reposição da verdade, numa grande injustiça...
Será que me pode ajudar a compreender o que se passa, os interpretes podem não conseguir comunicar de forma inequivoca com estes deficientes?

Tenho muito orgulho do que conquistou, mesmo sendo surdo, quem me dera os meus pais tivesem a mesma autonomia... Creio que possa ter sido uma questão de oportunidades?
E que se trata de uma excepção no universo de toda a comunidade surda.

Bem haja pela coragem que teve de publicar um manifesto tão forte e polémico no sub-titelo do seu blog.

Subscrevo palavra a palavra. tudo o que lá escreve.

Maria de Lurdes Santos
de-coracao@sapo.pt

04 novembro, 2008 19:06  

Enviar um comentário

<< Página inicial

contador de visitas blog