20 novembro 2010

ISABEL CALHAU - COMENTÁRIO

Um mundo de “ progresso” !
Proclama-se e prolifera a apologia ( e a importância ) da imagem.
O recurso a todas as novas tecnologias e meios de expressão e /ou criação.
O desenvolvimento e o reconhecimentos das novas práticas ( em termos de ex...pressão artística , linguística,………….).
A luta e o confronto entre novos valores e a perda de identidade. Por exemplo: a urgência de sermos o mais criativos, inovadores, empreendedores, competitivos - nas capacidades, nas competências, nas práticas - seja em que área de formação for ( digamos em termos de: “ pr’à vida activa” ) e, paralelamente a reformulação e/ou aceitação de acordos ortográficos fundamentando : progressos, evoluções, identidades “ globais”.
Um mundo da era “ audiovisual “.
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Este é, inevitavelmente, um mundo de e para todos.
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Professor Francisco Goulão = “o PROFESSOR “surdo.
Tão deste mundo quanto eu.
Talvez mais…………………………….. Digo tal, porque acresce nele, a cuidada atenção para as particularidades de todas estas evoluções e, a acuidade da precisão de que, no momento certo, com acção imediata, “ o mundo perca o sentido da sua existência: HUMANA” .
Ou seja:



- cresce e evolui para HUMANOS



- faz-se por HUMANOS e para HUMANOS.
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Professor Goulão = “ o PROFESSOR” surdo.
UM HOMEM – de vivências, experiências, conhecimentos.



SURDO – por característica acrescida como a da inteligência, da sensibilidade, do respeito, da amizade, dos valores humanos como pessoa que é e, da forma como OPTOU DEDICAR a sua vida.



PROFESSOR – não por profissão ( mera). Por opção de entrega de si = do reconhecimento das suas capacidades, das suas dificuldades, das suas próprias referências. ENSINA, PARTILHA, EDUCA, com a precisão da atenção às constantes reformulações no ensino, dando-se como escudo em lutas de métodos, meios, ideias preconcebidas, estratégias.



ARTISTA – “ condição” que lhe faculta a capacidade técnica de, em nome próprio, de experiência directa ter a CAPACIDADE não só de formalizar as particularidades a ter em conta como também DE EXPRESSAR TECNICAMENTE o pretendido – na linguagem actual, pelos meios actuais, no mundo actual, com os recursos actuais: A IMAGEM – O GRAFISMO DA LÍNGUA.
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Professor Francisco Goulão: uma vida entregue ao esgotamento de todo o seu ser. Pelo direito à igualdade na diferença = na sua preocupação e precisão na análise do mundo vivido e sentido, ENSINA E CRIA POR NECESSIDADE SUA PORQUE : PARA TODOS AQUELES QUE, não tendo nem as mesmas capacidades de conhecimento, nem as mesmas apetências ou CAPACIDADE DE EXPRESSÃO PRÁTICA , tenham o direito a uma vida de expressão e diálogo ,de PARTILHA E CONSTRUÇÃO, ao seu alcance.
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Este é o meu pequeno “ comentário” sobre o Professor Francisco Goulão que, não tendo a honra de conhecer pessoalmente , o bom senso, honesta análise e apreciação me levam a afirmar que:



só uma pessoa de grandes valores humanitários se expõe desta forma;



só um excelente profissional - e pessoa - pode ter um tão grande conhecimento do mundo actual para se dedicar à minúcia indispensável para realçar as particularidades;



Só um SER HUMANO EXCEPCIONAL - e profissional - consegue fundir conhecimentos teóricos e práticos em primazia do que por vezes é considerado como
“ minoria”.



Por mim: agradeço-lhe IMENSO. Consigo, Professor



também APRENDO,



TENHO O PRAZER DE PARTILHAR



ENSINAR QUE AS VARIAÇÕES TAMBÉM SÃO POSSÍVEIS DE PARTILHAR e, RESPEITO A VALORIZAÇÃO,DEFENDENDO QUE:



as diferenciações são FACTOS A QUALIFICAR não a IGUALAR .



UMA HONRA conhecê-lo, Professor.



A minha admiração pela pessoa que é . Isabel

(P.S. “ apenas me limitei a fazer um pequeno comentário “. Presumo que quem prive com o Professor terá, objectivamente, dossiers para relatar)
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