12 julho 2008

"OUVIR" PORTUGAL ONLINE



SEMANÁRIO "SOL" nº 96 - 12/07/2008

CULTURA E TECNOLOGIA

INTERNET

"OUVIR" PORTUGAL ONLINE

SITE PARA CRIANÇAS SURDAS VISITA O PAÍS EM BANDA DESENHADA

PEDRO MIGUEL FERNANDES

UMA Volta a Portugal bastante original é a proposta de um site criado por Francisco Goulão,surdo-mudo e professor de surdos há mais de 30 anos. Em Descobrir Portugal ( http://profsurdogoulao9.no.sapo.pt ), é possível acompanhar várias personalidades de banda desenhada,cujo argumento e desenhos são da autoria de Goulão,numa visita às principais cidades portuguesas,onde os pontos de interesse são representados,não só nos desenhos,mas também pelas personagens,que fazem os gestos correspondentes em linguagem gestual portuguesa.
Ao SOL, Francisco Goulão explica os objectivos: "Fui eu que idealizei o trabalho para crianças surdas e procuro divulgar a língua gestual portuguesa". Além desta volta a Portugal,o professor é responsável por "10 sites com histórias destinadas às crianças surdas e também para informar os ouvintes",sobre contos infantis ou mesmo sobre o Porto.
Descobrir Portugal é, precisamente,o mais recente,lançado há um mês,sendo descrito pelo seu autor como "um site muito interessante para surdos e ouvintes e uma história divertida,didáctica e cultural sobre o Portugal verdadeiro e profundo".
O professor foi "o único responsável" pela iniciativa,esclarecendo que foi desenvolvida sem apoios nem instituições. "Sou eu faço tudo e idealizo para fazer as histórias em banda desenhada na internet,para divulgar a todo o mundo",sublinha.
Revela que já enviou estes trabalhos a vários meios de comunicação,universidades,autarquias e responsáveis políticos e teve uma boa surpresa. "Até o Presidente da República,Cavaco Silva,me felicitou", realça. Apesar de afirmar que tido muito feedback, "maioritariamente de ouvintes", Francisco Goulão lamenta que, "por estarmos atrasados na Europa da Cultura, as escolas não dêem importâncias".
"Gastei muitas horas a desenhar,muito sacrifício,suor e "amor à camisola",sem ganhar dinheiro e só a divulgar na internet", explica. Diz ainda que o seu"maior sonho é lançar um livro com histórias e editá-lo,mas sei que é muito difícil porque as editoras só se interessam por convidar os autores VIP.

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

olá!


Adorei a histórinha ilustrada, é legal poder ver os sinais que são feitos e que não se pode apresentar no alfabeto. Eu estou precisando de ajuda e você me parece a pessoa certa. A mulher do meu pai é fonoaudióloga e pediu para eu fazer uma pintura para ela retratando algo que tivesse relação com seu trabalho com os surdos. Acontece que eu nunca tive convivência muito próxima pois nunca cheguei a ter colegas ou amigos surdos então meu problema seria de fazer um trabalho que fosse ofensivo. Eu gostaria de fazer algo falando sobre a liberdade, sobre as possibilidades, sobre como uma pessoa surda é única, mas estou com receio de ser agressiva. Queria colocar alguma frase que realmente tivesse valor para quem a lesse, mas estou com dificuldades de encontrá-la. Teria como você me ajudar? Ah, sou brasileira, talvez alguma palavra possa lhe ser estranha, ai a gente se fala para ver qual melhor forma de lhe explicar.

Obrigada e ótima iniciativa, parabéns! Meu email é themset@gmail.com

22 julho, 2008 00:48  

Enviar um comentário

<< Página inicial

contador de visitas blog