04 junho 2010

ALA DE REI - XADREZ

 - BLOGUE - ALA DE REI

Visitar:

http://aladerei.e-xadrez.com

Federação Portuguesa de Xadrez divulga as Olimpíadas de Xadrez para Surdos 2010 na véspera do seu início

1 Comment »

A organização das Olimpíadas de Xadrez para Surdos 2010, de acordo com o cartaz promocional da sua Comissão Organizadora, é um evento que tem a organização da Liga Portuguesa de Desportos para Surdos (LPDS) e da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX).
A LPDS informa a existência das Olimpíadas na página do xadrez, mas nem considerou importante destacá-la na página de entrada onde apresenta um cartaz alusivo a uma notícia a um torneio nacional de futesal. É curioso notar que para a LPDS, «o ICSC em parceria com a Liga Portuguesa de Desporto para Surdos, irá realizar a 16.ª Olimpíada de Xadrez para Surdos, a 4.ª Olimpíada de Xadrez para Mulheres Surdas e o 1.º Mundial Individual de Blitz de Xadrez para Surdos». Para a LPDS a FPX não existe.
Não obstante estar convocada há meses – a mensagem de boas-vindas do Presidente da Comissão Organizadora data de Dezembro de 2009  e consta da publicidade de uma página do último exemplar da revista da FPX saído em Dez/Jan – o sítio oficial da Federação Portuguesa de Xadrez apenas divulga a existência do evento na véspera do seu início, numa única linha remetendo para a página oficial das Olimpíadas.
E que dizer da informação a nível associativo? As mais importantes Associações não informam a existência das Olimpíadas [foram consultados os sítios da AX Braga, AX Faro, AX Lisboa, AX Porto, AX Setúbal]. Nem o fórum lusoxadrez nem os sítios de informação sobre o xadrez nacional. Nada. [Foram consultados o scn (que deixou de divulgar o xadrez) e o xadrez64].
Para um evento desportivo desta natureza e de projecção internacional não é nada má ideia não lhe conferir o destaque que ele deveria merecer. Depois queixam-se da falta de cobertura da comunicação social.
Mas os xadrezistas saberão que há xadrez para surdos em Portugal?
Uma simples e ingénua pergunta.  Porque trouxeram para Portugal um evento internacional desta importância senão para ganhar alguma visibilidade e chamar a atenção dos desportistas e da população em geral?
Se tratam assim o xadrez de quem não ouve como será tratado o xadrez dos que não têm esse problema.
A propósito, para terminar, alguém se lembrará quem foi Renato Pereira?
Bom, creio que apenas Arlindo Vieira (que se lembrou dele no seu blogue) e mais uma meia dúzia de xadrezistas e pouco mais e todos da velha guarda. Dos que puderam conviver com ele, enquanto frequentava as salas de jogo, a maioria já desertou do tabuleiro e os outros já lhe esqueceram a face e o nome.
Não ouvi um único xadrezista pronunciar o seu nome desde que regressei ao xadrez há cerca de dez anos, a não ser quando falei dele. Alguns tinham uma vaga ideia.
Neste momento numa prova de carácter internacional justifica-se falar dele e da importância que teve no xadrez de competição em Portugal há cerca de 30 anos. O xadrez e o país, que tanto o maltrataram, devem-lhe uma homenagem séria e sincera de reconhecimento.  O país ter-lhe-á feito justiça em 1982.
Mas só depois de Egídio Vieira ter escrito um artigo, Um campeão marginalizado pela Direcção-Geral dos Desportos, na revista Reabilitação, 4, Set-Out 1981, do então Secretariado Nacional de Reabilitação e de uma carta do Prof. Francisco Goulão, a situação seria apreciada pela DGD.
O Secretário de Estado dos Desportos, Dr.Vaz Serra de Moura no momento da entrega da condecoração ao xadrezista Renato Pereira na Sede Central da Associação Portuguesa de Surdos em Lisboa em 23/3/1982. (© Prof. Francisco Goulão, em http://profsurdogoulao.blogspot.com/).
A FPX ainda não o fez e só desejo que não esteja à espera que ele parta para outros planos da existência para lhe reconhecer a indiferença com que o brindou enquanto jogava entre nós.
contador de visitas blog