BOAS FESTAS/SURDOS PINTAM PRESÉPIOS DE NATAL
- BLOGUE - E-INCLUIR - PROF.ª MARGARIDA AZ
Visitar :http://e-incluir.blogspot.com
As Boas Festas do Prof. Goulão!
Dezembro 19, 2009
- BLOGUE - GATOSMANIAS
Visitar:http://gatosmanias.blogspot.com
sábado, 26 de Dezembro de 2009
SURDOS pintam PRESÉPIOS DE NATAL
0 comentários- BLOGUE - OLINDA GIL - PROF.ª OLINDA GIL
Visitar:http://sol.sapo.pt/blogs/olindagil
OS ALUNOS SURDOS DESEJAM AS BOAS FESTAS
Publicado Thursday, December 17, 2009 12:13 AM por OlindaGilA turma de alunos surdos do Professor Goulão, professor surdo que tanto admiro, deseja a todos umas BOAS FESTAS.
Parabéns Goulão! Os Presépios estão espantosos.
Visitem os sites para saberem mais sobre estes trabalhos: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1030417.html
http://profsurdogoulao.blogspot.com/
- BLOGUE - ARTISTAS NA PRAIAMAR DA LUA - ESCOLA SECUNDÁRIA ARTÍSTICA ANTÓNIO ARROIO - LISBOA - PROF.ª ELI MIGUEL
Visitar:http://visitasdeestudo.blogspot.com
surdos pintam presépios
Surdos Apresentam Presépios de Natal
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009 por Francisco Goulão
Goulão Deseja um próspero Ano Novo de 2010
Boas Festas!
Por: Francisco Goulão
História:
Francisco Goulão, é professor de Educação Visual no Centro António Cândido, Porto, há mais de 14 anos. No entanto, sempre se empenhou nesta profissão durante 32 anos, após se licenciar em Pintura pela Faculdade das Belas Artes da Universidade de Lisboa. E é Surdo de alma e coração, tem 58 anos de idade. Falamos do Professor Surdo Francisco Goulão.
Tem sido uma figura de referência incontornável para muitos Surdos que, na maioria deles, foram seus próprios alunos, não apenas como por entre muitos membros da comunidade Surda, pelo menos, da última geração em que a internet e outros géneros tecnológicos que hoje conhecemos, como o telemóvel, não eram ainda a realidade.
Na altura, havia só jornais em papel que eram acessíveis apenas para quem compreendia razoavelmente o português escrito. E o tradicional e eterno telejornal e outros jornais televisivos continuava a barrar aos Surdos, apesar das imagens de alguma forma elucidativas , o precioso acesso à informação como complemento.
O Professor Francisco Goulão era um dos escassos Surdos que dominavam a compreensão do português escrito e podia ler os jornais sempre que quisesse, mas também preocupava-se em informar e manter os Surdos actualizados do que se passava no nosso mundo em questões políticas e outras de natureza diversa e variada, tanto cá dentro como lá por mundo fora. Em outras palavras, procurava tirá-los da ignorância quase absoluta a que, na ausência de outros recursos possíveis, pareciam inevitavelmente condenados. Para esses mesmos Surdos, o Prof. Goulão era uma espécie de jornal 'vivo', do qual podiam ter acesso à informação generalizada.
O documentário propõe demonstrar, através das entrevistas, as situações pontuais em que como o simples vivenciar de um humilde Surdo numa normal convivência com alguém congénere da geração anterior como o Prof. Goulão, dotado dos conhecimentos que tinha pela simples capacidade de ler jornais, pode potenciar tanto as oportunidades de permitir a um Surdo quase funcionalmente analfabeto esculpir uma visão particular, pessoal e abrangente sobre a realidade externa, a partir da sua própria consciência intrínseca que, com e graças às conversas constantes, pôde desenvolver em grande escala. O elemento central para esta 'ponte da informação' era irrevogavelmente o uso da Língua Gestual. É um daqueles casos que se pode dizer que os gestos não só falam mas que também informam... E mais ainda, informando por vezes pode-se ensinar e aprender de diferentes formas, explorando inúmeros temas e questões por meio da conversa. Vítor foi um dos alunos Surdos do Prof. Goulão, com quem o compartilhar da rotina quotidiana, tanto dentro como fora de aulas, lhe trouxe benefícios e teve ainda enormes influências e impactos determinantes para a vida que leva hoje. Um dos exemplos mais flagrantes passou-se quando Vítor, já adulto, recebeu uma carta da Segurança Social e, em virtude das bases de orientações que recebera das conversas habituais com o Prof. Goulão, pôde entender, em geral e de forma clara, o conteúdo do que vinha escrito na carta. Uma situação aparentemente vulgar para outros, mas para ele, sem dúvida, um marco muito significativo e que vem realçar a importância do modelo Surdo que representa para os Surdos em idade escolar, para fins da construção da identidade pessoal e outros benefícios inerentes como, por exemplo, o crucial desenvolvimento das faculdades cognitivas.
Fonte: http://escoladereferencia.blogs.sapo.pt/59206.html
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lmavAjaVu84
- BLOGUE - ALEGRIA DA PEQUENADA
Visitar:
http://alegriadapequenada.blogs.sapo.pt
Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2009
publicado por Raquel Sales às 09:37
- BLOGUE - A EDUCAÇÃO DO MEU UMBIGO - PROF. PAULO GUINOTE
Visitar:
Dezembro 17, 2009
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página inicial