17 dezembro 2007

TEATRO GESTUAL ANIMA FESTA PARA SURDOS

JORNAL DE NOTÍCIAS

PORTO

17/12/2007

CATARINA GAMA MARTINS



Palhaços, mimos, duendes e renas não faltaram, ontem, à festa de Natal promovida pela Associação de Surdos do Porto que nem o Pai Natal quis perder. Tudo aconteceu no espaço que aquela instituição tem na Praça do Dr. Teotónio Pereira, no Porto.

Numa festa especialmente dirigida às crianças, e que já acontece há vários anos, os associados, pequenos e graúdos, ouvintes e surdos, riram e divertiram-se com um espectáculo preparado para aquela ocasião. O som, o elemento menos importante, estava nas palmas e nas gargalhadas que os presentes soltavam no fim de cada actuação. Primeiro vieram os palhaços, depois a poesia gestual, seguiram-se a peça de teatro para surdos "Fábrica de Doces de Natal", mais poesia e um espectáculo de mímica conduzido por Manuel Dias, elemento da associação. No final do espectáculo, e para a tarde ser perfeita, entregaram-se as prendas à pequenada ansiosa.

"O meu filho João tem vindo todos os anos à festa e é uma alegria. Ele gosta muito do teatro e das prendas. Estas iniciativas deviam acontecer muito mais vezes", disse ao JN, Fátima Patrício, um dos cerca de 50 elementos ouvintes da associação. "Sou sócia há sete anos por causa do meu filho, que é surdo, e para poder colaborar em tudo", acrescentou.

À margem do bom ambiente vivido ontem está a dura realidade que os deficientes auditivos do país têm que enfrentar. Ao JN, Ana Bela Baltazar, intérprete de língua gestual, fez questão de salientar isso mesmo "A surdez consegue ser a deficiência que menos ajuda tem porque é a menos visível. Em relação às crianças, até há pais que preferem não lidar com a surdez dos filhos, o que lhes traz problemas de identificação. E há crianças que ficam surpreendidos quando descobrem que há adultos surdos".

A Associação de Surdos do Porto existe há 73 anos e tem cerca de 550 sócios. O próximo desafio é fazer com que a sua equipa de futsal vença a taça dos campeões europeus dos clubes de surdos, a disputar em Feveveiro de 2008.
contador de visitas blog